O FESTIVAL
A “Colheita de Versos” foi originalmente concebida no bojo de outro evento, designado “Celeiro da Poesia”, criado ainda no ano de 2012, no Município de Campos Novos (SC), por iniciativa do declamador, instrutor de danças e tradicionalista Giovani Primieri.
O intuito do Celeiro da Poesia era incentivar a leitura entre as crianças e transformar a poesia e a declamação em elementos corriqueiros na formação dos educandos.
O Celeiro evoluiu ao longo de sua existência, e se tornou um referencial de oficinas de arte poética e declamação.
Em 2017, foi realizada a primeira Colheita de Versos, no formato de festival de poesias inéditas.
Dentre os principais objetivos, estavam a aproximação da classe poética da população da região do Planalto Sul de Santa Catarina, propiciando um evento que trouxesse para o Estado, os grandes nomes da poesia regional do Sul.
E o objetivo foi alcançado. Já desde a primeira edição a Colheita trouxe poetas, declamadores e amadrinhadores que eram e são referências em suas respectivas áreas, formando um evento de alto nível, que se consolidou como o maior festival poético de Santa Catarina, e um dos maiores do sul do país.
A partir de 2018, o evento passou a ser executado no Município de Abdon Batista, que encampou integralmente a Colheita, apoiando e incentivando suas cinco edições subsequentes.
No ano de 2023, em edição comemorativa dos 10 anos do Celeiro da Poesia, a Colheita de Versos foi realizada em edição especial, através de poemas voltados para crianças (todos inéditos) e trouxe ao palco declamadores desta faixa etária, num evento único, que agradou imensamente o público e os poetas e poetisas que participaram do evento.
A partir da 7ª Edição da Colheita de Versos, o idealizador Giovani Primieri transferiu a coordenação do evento ao poeta e advogado Osmar Ransolin, que trouxe o evento para Fraiburgo, o que permitirá maior visibilidade para o festival, e ainda, melhor acesso aos participantes, considerando que a cidade está localizada geograficamente na região central do Estado de Santa Catarina.
A Colheita é o primeiro festival poético da cidade de Fraiburgo, e recebeu apoio da Prefeitura Municipal, do grupo Superviza e da empresa Renar Móveis.
Será realizado em duas etapas, sendo uma estudantil e outra geral, tendo como tema especial, a História do Município de Fraiburgo.